(85) 98849-6977

 
CCJR aprova projeto que inclui Vaquejada de Pacajus no Calendário Oficial do Estado

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião ordinária nesta terça-feira (17/09), o projeto de lei nº 415/2019 de autoria do deputado estadual Leonardo Araújo (MDB) que inclui a Cavalgada do Parque de Vaquejada José Belarmino, de Pacajus, no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Segundo o parlamentar autor do projeto, referida festa é digna de ser incluída no Calendário Oficial de Eventos do Ceará diante da sua importância para o município e para o Estado. "O evento é um misto de aventura, devoção, fé, respeito, coragem e amizade, sendo uma modalidade esportiva e de lazer que renasce no sertão cearense e reúne praticantes de diferentes gerações, fomentando a cultura regional", justificou.


SAIBA MAIS

A cavalgada do Parque José Belarmino é uma tradição da cultura popular dos vaqueiros, poetas, produtores rurais, aboiadores e do homem nordestino. O evento teve início a partir de uma homenagem a um grande vaqueiro, José Pereira Filho, conhecido por José Belarmino, que possuiu um dos maiores parques de vaquejadas do Estado do Ceará.

Ao longo dos anos, o parque gerou e movimentou a economia do município de Pacajus. Cerca de 600 vaqueiros reúnem-se na emancipação do município de Pacajus para festejar a cultura da vaquejada e celebrar a riqueza histórica da cidade, onde os populares prestigiam o tradicional evento da região do Vale do Caju.

Em 2019, a cavalgada está em sua 7ª edição, sempre realizada no terceiro domingo do mês de maio, com a concentração no Complexo Turístico Beira Açude, as 8h, com o trajeto ao Parque José Belarmino. Durante a cavalgada, acontece a tradicional benção do vaqueiro na igreja matriz de Pacajus. Ao chegar no parque, os vaqueiros e o público da vaquejada se confraternizam com muito forró ao som de bandas locais, apresentação de poesias regionais e muita animação dos vaqueiros que celebram os festejos da cidade.

A cavalgada é uma prática milenar, que surgiu na África e na Europa durante a domesticação dos cavalos. Nas últimas décadas, voltou a dominar o cotidiano dos criadores desses animais, como uma forma de confraternizar os apaixonados por equinos e muares.


Ouça FM GUARANY 104,7




Publicidades


Enquete
Nenhuma Enquete no Momento!

As mais pedidas
Nenhum Registro Encontrado No Momento!

 
 
  TV Guarany/Web - Todos os direitos reservados   Live on Host