(85) 98849-6977

 
Chuva perde intensidade e Funceme registra precipitações em apenas 24 cidades entre quinta e sexta-feira

Sexta-feira com sol. Ponte Rio Ceará, no Bairro Barra do Ceará.  — Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará

Sexta-feira com sol. Ponte Rio Ceará, no Bairro Barra do Ceará. — Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará

Após registros de chuvas nos dois primeiros dias de maio, as precipitações perderam intensidade nesta sexta-feira (3) em todo o Ceará. O estado recebeu chuvas em pelo menos 23 municípios no intervalo entre as 7h desta quinta-feira (2) e as 7h desta sexta-feira (3), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A maior precipitação foi em Uruoca, na Região Norte do Estado, com 45,0 milímetros. Houve registro de precipitação em Fortaleza em dois postos pluviométricos. Água Fria (5,0 milímetros) e Pici (1,5 milímetros).

Houve chuvas também em Senador Sá (24 milímetros), Maracanaú (20,2 milímetros), Morrinhos (16,0 milímetros) e Russas (12,2 milímetros).

Maiores chuvas do dia no Ceará
Em milímetros
4545242420,220,2161612,212,211117,47,4UruocaSenador SáMaracanaúMorrinhosRussasGranjaSantana Do Acaraú01020304050
Maracanaú 
20,2
Fonte: Funceme

 

Céu mais claro e clima seco

 

Para sexta-feira, o cenário indicado é possibilidade de chuva na faixa litorânea e cobertura variada de nuvens em todas as macrorregiões do estado. Segundo os meteorologistas da Funceme, este cenário se dá porque a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) apresenta-se mais afastada da costa do Ceará, diferente do início da semana.

“Com isso [posicionamento da ZCIT], os ventos tendem a confluir mais sobre o Maranhão e o Pará, isto é, desfavorecendo às precipitações. Outro fator que colabora para o céu mais claro é o perfil de umidade sobre o território cearense, que está bem seco”, reforça Raul Fritz, pesquisador que integra a Gerência de Meteorologia da Funceme.

 

Previsão para sábado e domingo

 

Para este sábado, a previsão do tempo é de possibilidade de chuva (precipitações entre 5% e 20% da área) na faixa litorânea e na Ibiapaba. Nas demais regiões, nebulosidade variável. De acordo com os resultados de modelos numéricos, o cenário deve se apresentar um pouco mais úmido entre sábado (4) e domingo (5).

No último dia do fim de semana, são esperadas chuvas isoladas no litoral, no Maciço de Baturité e na Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões, a Funceme segue apontando nebulosidade variável.

 

Veja também


Ouça FM GUARANY 104,7




Publicidades


Enquete
Nenhuma Enquete no Momento!

As mais pedidas
Nenhum Registro Encontrado No Momento!

 
 
  TV Guarany/Web - Todos os direitos reservados   Live on Host